A exposição do corpo ao sol é uma prática milenar e muitas vezes vista como saudável, pois, além de ser extremamente agradável para muitos, estudos comprovam que, devido à vitamina D, a prática melhora a imunidade e ajuda a prevenir doença, contribuindo para o bem estar físico e psíquico.
Entretanto, a exposição ao sol quando feita de forma irresponsável pode trazer uma série de agravantes à saúde. Em se tratando de crianças, a atenção deve ser redobrada, pois a imunidade infantil é muito menor.
Devido às altas taxas de concentração de radiações UVA e UVB em determinados horários do dia, as consequências variam desde o envelhecimento precoce ao câncer de pele. Sempre preocupada com o bem-estar desua crianças, a Instrutoy Brinquedos separou algumas dicas sobre como se prevenir e usufruir de forma saudável dos benefícios solares.
- Fique atento aos horários: dermatologistas alegam que o horário mais indicado para tomar sol é antes das dez horas da manhã e após as quatro horas da tarde.
- Procure estar sempre coberto: durante os horários de pico é indicado que se proteja, seja pelo uso de chapéu, guarda-sol etc.
- Proteja os olhos: o excesso de luminosidade pode causar problemas de visão por queimadura da córnea. Em casos extremos isso pode até levar à cegueira. Para precaver-se, é necessário utilizar óculos de sol capazes de filtrar a incidência desses raios.
- Protetor solar: o uso de protetor solar continua sendo extremamente subestimado pela população, mas a simples prática pode inibir a maioria das consequências negativas de radiações UVA e UVB.
- Vale destacar que pessoas de pele clara estão mais propícias a problemas recorrentes à exposição do sol, com maiores riscos de contrair herpes, acnes, insolação, alergia, manchas, dentre outras afecções já mencionadas acima.
Brincar é extremamente saudável e é necessário para a formação do caráter de uma criança, entretanto, é necessário ficar atento com as condições climáticas nas quais seus filhos estão brincando para evitar problemas futuros de saúde.