Diferentes pesquisas nos dias de hoje já demonstram que o brincar exerce um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Não à toa, as brinquedotecas em hospitais infantis são recursos capazes de transformar vidas!
O ato de oferecer ferramentas lúdicas dentro de um ambiente onde existe tanta dor e sofrimento é essencial à recuperação dos pequenos. Através desse apoio terapêutico muitos benefícios podem ser obtidos.
Por isso, no artigo de hoje vamos te mostrar como uma brinquedoteca pode contribuir com a recuperação de crianças que enfrentam tratamentos de saúde em hospitais.
Qual a função de uma brinquedoteca?
Em geral, podemos dizer que as brinquedotecas em hospitais infantis — e também em outros locais — desempenham as seguintes funções:
- Promover a integração e a socialização, tanto entre as crianças quanto entre os adultos;
- Desenvolver a inteligência e a criatividade;
- Estimular a concentração, a cognição e a atenção;
- Usar brinquedos para exercitar a imaginação;
- Permitir maior autonomia à criança.
Por que investir nas brinquedotecas em hospitais infantis?
Depois de conhecer alguns dos maiores objetivos das brinquedotecas em hospitais infantis, é hora de pontuar as principais vantagens proporcionadas por esses espaços.
1. Alivia o sofrimento
Contar com um ambiente dedicado às crianças que estão doentes é uma maneira de oferecer a elas um reconforto. Com isso, a recuperação se torna mais leve e a rotina de tratamentos um pouco menos penosa.
Por meio de jogos, bonecos e outras atividades o paciente consegue ter momentos de prazer e alívio das dores.
2. Saúde e diversão lado a lado
Impedir a criança de se divertir é, sem dúvida, um jeito de deixá-la ainda mais abatida. Obviamente, é preciso seguir as recomendações médicas e só colocar em prática as brincadeiras adequadas ao caso do paciente.
Dessa forma, ter um local onde a criança pode brincar e ao mesmo tempo contar com o acompanhamento de especialistas é fundamental para acelerar o processo de cura.
3. Fortalece a mente
O investimento em brinquedotecas ainda é imprescindível à saúde mental da criança. Quando brinca, ela se distrai, se permite sair da situação que enfrenta e se transportar para onde encontra alegria.
Além disso, pacientes que já estão há muito tempo internados podem se sentir um pouco mais em casa através dos espaços lúdicos e aconchegantes.
Como criar uma brinquedoteca?
Para que uma brinquedoteca possa ser criada, é preciso contar com alguns materiais e condições, como por exemplo:
- Espaço livre: evite muitos móveis para facilitar a circulação e diminuir as chances das crianças esbarrarem e se machucarem;
- Itens funcionais: tenha baús, caixas organizadoras e cestos para guardar os brinquedos de maneira prática e eficiente;
- Mesas: pense que elas devem ser baixas e com cantos arredondados para evitar acidentes;
- Cores: estimule os sentidos da criançada com cores vivas;
- Tapetes: é fundamental ter revestimentos macios e emborrachados para proporcionar conforto e segurança em casos de quedas.
Portanto, conte com fornecedores experientes na hora de adquirir os materiais necessários à composição da brinquedoteca.
Na Instrutoy Brinquedos você encontra o que há de melhor para montar seu espaço e garantir a recuperação das crianças enquanto elas se divertem!
Conheça nossos produtos!