A higienização de uma piscina de bolinhas deve ser feita seguindo as orientações adequadas, a fim de garantir a saúde e a integridade de quem se diverte nela.
Através desse tão querido e famoso brinquedo, as crianças podem se exercitar, descobrir sentidos, desenvolver habilidades e fazerem muitas coisas fundamentais para o seu processo de evolução.
No entanto, é essencial nos atentarmos para a segurança de todos os brinquedos a serem explorados e oferecidos para a garotada.
Confira mais detalhes a seguir!
Quais os riscos podemos encontrar no brinquedo?
Certamente, você já ouviu falar sobre microrganismos, certo?
Como o nome sugere, eles são muito pequenos, tão pequenos que não conseguimos enxergá-los a olho nu, assim como os vírus.
Um estudo científico publicado pelo American Journal of Infection Control indicou que as piscinas de bolinhas estão cheias de microrganismos capazes de causar diversos tipos de doenças.
Os cientistas responsáveis pela pesquisa, ao analisarem o material estudado, disseram que a quantidade de colonização bacteriana encontrada no brinquedo foi altíssima, o que indica um potencial de transmissão e infecção muito grande.
Vale ressaltar que crianças, principalmente, por volta de um ano e meio tendem a colocar brinquedos na boca, quando estão no que chamamos de “fase oral”.
Portanto, se faz necessário que todo estabelecimento que ofereça esse tipo de atração tenha um rigoroso padrão de limpeza e atenda às regras para higienização de uma piscina de bolinhas, a fim de evitar os riscos de contaminação.
Qual o jeito certo e eficaz de fazer a higienização?
Especialmente com a chegada da Pandemia da COVID-19, tornou-se indispensável o uso de água e sabão, servindo como um grande aliado na prevenção da transmissão do vírus.
Da mesma forma, essa prática simples, porém extremamente eficaz, pode ser usada na higienização de uma piscina de bolinhas, impedindo proliferações e contaminações bacterianas.
Passo a passo
- Separe as bolinhas em um ou mais recipientes;
- Faça uma mistura de água limpa e detergente neutro e lave bem, friccionando uma a uma;
- Deixe secar naturalmente, de preferência, em local arejado, e depois com o auxílio de um pano limpo, certifique-se de que está tudo bem seco;
- Lave a piscina da mesma forma;
- Todas as partes do brinquedo devem ser inspecionadas regularmente em busca de rachaduras ou outras alterações físicas que possam comprometer a limpeza ou acumular sujeira.
Vale ressaltar que muitas pessoas também fazem uso de cloro e água sanitária na higienização de uma piscina de bolinhas, o que não é recomendado.
Um dos grandes motivos é o forte odor desse produto que pode provocar irritação nas mucosas nasais, especialmente em crianças com problemas respiratórios.
Além disso, se o enxágue não for muito bem feito, as consequências podem ser mais graves!
Como garantir a higienização em locais públicos?
Busque sempre se certificar de que o local é rigorosamente inspecionado e segue as medidas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Espaços de lazer sérios e responsáveis seguem à risca tais medidas, que incluem, instalação, manutenção, inspeção e utilização de todos os equipamentos, projetos, brinquedos e pisos presentes nos parquinhos.
Após verificar que tudo está dentro dos conformes, você certamente poderá respirar aliviado ao ver a alegria de seu pequeno ao curtir o que ele mais gosta com segurança, saúde e muita diversão!