A alta durabilidade da grama sintética é uma das grandes vantagens deste tipo de revestimento. Afinal, o gramado artificial é resistente a impactos e intempéries, garantido a qualidade estética e as funcionalidades por mais tempo.
No entanto, para que o piso realmente dure por muitos anos, é fundamental que os cuidados certos sejam tomados.
Por isso, no post de hoje, vamos te contar sobre qual é a vida útil deste material e apresentar os pontos que merecem atenção na hora da sua conservação.
Acompanhe!
Afinal, qual a durabilidade da Grama Sintética?
Não é novidade para ninguém, que o gramado natural exige técnicas apropriadas e experiência com jardinagem e paisagismo para ser preservado. Além, é claro, de produtos específicos e muitos litros de água para irrigação.
Enquanto isso, a durabilidade da grama sintética e todos os outros benefícios promovidos pelo revestimento artificial tornam a opção muito mais vantajosa!
O gramado sintético imita o gramado natural usando uma superfície de fibras artificiais, durando, em média, 5 anos.
Porém, para garantir tal vida útil, é imprescindível que o piso seja bem cuidado e a manutenção, seja feita de maneira adequada, a fim de evitar o desbotamento da cor e aspecto desgastado.
Como saber que é hora de trocar o Gramado Sintético?
Em geral, depois de 5 anos que o gramado artificial foi instalado, ele começa a dar sinais de que é hora de ser substituído.
Dentre os principais indícios de desgaste e deterioração que surgem, podemos citar:
- Mudança de coloração e desbotamento do tom esverdeado;
- Fibras se soltando;
- Menor absorção de impacto.
Nesse momento, o planejamento para substituição do piso deve entrar em cena, a fim de manter o espaço — seja uma quadra de futebol ou um playground, por exemplo — esteticamente agradável, confortável e seguro para os usuários.
O que pode aumentar a vida útil da Grama Sintética?
A fim de garantir a durabilidade da grama sintética, existem três principais medidas que devem ser adotadas: instalação adequada, manutenção frequente e escolha certa do fabricante.
Entenda os detalhes a seguir:
1. Instalação adequada
Como a grama sintética é instalada tem impacto direto sobre sua vida útil. Isso porque, se as técnicas adequadas não forem usadas, o desempenho do revestimento é afetado, bem como sua durabilidade.
De tal modo, é imprescindível que o material seja manuseado por profissionais experientes, que conhecem a maneira ideal de preparar a base do terreno e fixar o produto.
2. Manutenção frequente
Embora a manutenção da grama sintética seja muito mais simples se comparada à grama natural, o revestimento artificial também demanda cuidados. Nesse sentido, realizar a limpeza de forma correta é indispensável à durabilidade do piso.
Assim sendo, a recomendação é remover toda sujeira superficial — como folhas, por exemplo — com uma vassoura e, em seguida, eliminar as partículas menores — como poeiras — usando um pano umedecido em uma solução de água e sabão neutro.
3. Escolher o fabricante certo
Por fim, nenhum cuidado anterior afetar a qualidade e a durabilidade da grama sintética se o fabricante não for confiável.
De tal modo, opte por uma marca reconhecida no mercado, que possua especialização na fabricação de revestimentos e que forneça certificação.
Portanto, se você quer garantir a máxima vida útil do seu gramado artificial, entre em contato com a Instrutoy Brinquedos e conte com quem domina o assunto!