Não há como negar que o parquinho é uma das atrações preferidas da criançada! Porém, para garantir a diversão sem abdicar da segurança, é preciso que o brinquedo siga, rigorosamente, as normas da ABNT para playground.
Sendo assim, o padrão de qualidade desses equipamentos, estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), deve ser considerado durante sua fabricação, manutenção e sinalização.
Portanto, confira neste post quais são as regras envolvendo o assunto!
Normas da ABNT para Fabricação e Instalação
A NBR 16071 é a norma da ABNT que estabelece os requisitos de segurança para a fabricação e instalação de equipamentos e mobiliários urbanos.
Alguns dos principais pontos abordados no documento e que se referem a playgrounds são:
- Os equipamentos devem ser fabricados com materiais resistentes e duráveis, que suportem as condições climáticas e ações do tempo, além de não oferecerem riscos à saúde das crianças;
- As peças do brinquedo devem ser unidas seguramente, sem deixar saliências, arestas cortantes ou quinas vivas.
- Os playgrounds devem ser instalados em uma superfície plana e nivelada, com uma camada de proteção amortecedora de impacto, como a borracha de pneus reciclados ou o piso emborrachado;
- A distância entre os equipamentos e mobiliários deve ser suficiente para garantir a segurança das crianças durante as brincadeiras.
Normas para Manutenção e Inspeção
As normas da ABNT para playground não se restringem à fabricação dos brinquedos, mas também à sua manutenção.
Logo, a NBR 14350 é a norma que estabelece os procedimentos de inspeção e manutenção para os parquinhos.
Veja o que diz o documento:
- Os equipamentos devem passar por uma inspeção periódica, realizada por um profissional capacitado, a fim de verificar se há danos, desgaste ou qualquer tipo de problema que comprometa a segurança das crianças;
- As manutenções preventivas devem ser realizadas periodicamente, visando evitar que os equipamentos sofram desgaste excessivo e possam oferecer riscos;
- Os equipamentos que apresentarem defeitos ou danos devem ser retirados de uso imediatamente, até que sejam reparados ou substituídos;
- As peças de reposição devem ser compatíveis com as especificações do equipamento original, a fim de garantir sua segurança e durabilidade.
Normas para Sinalização e Identificação
Por fim, também devem ser consideradas as normas da ABNT para playground referentes à sinalização e à identificação do brinquedo. Nesse caso, o documento vigente é a NBR 16389, que determina:
- Os equipamentos devem ter placas de identificação, com informações sobre o fabricante, modelo, ano de fabricação, peso máximo suportado e instruções de uso.
- Os playgrounds devem ser sinalizados com placas de advertência, indicando as faixas etárias recomendadas, proibição de uso de calçados, proibição de alimentos e bebidas e outras informações relevantes.
- Os brinquedos devem ser sinalizados com indicações de saídas de emergência e rotas de fuga, para casos de necessidade de evacuação rápida.
Instrutoy Brinquedos | Referência em Segurança para seus Playgrounds
Agora que você conhece as normas da ABNT para playground e sabe o quanto elas são importantes para preservar a integridade física das crianças, não dá para negligenciar o assunto, não é mesmo?
Por isso, contar com equipamentos de qualidade, capazes de proporcionar uma experiência divertida e, acima de tudo, segura à garotada é fundamental!
Além disso, é crucial que os playgrounds sejam devidamente instalados por profissionais que tenham experiência comprovada e certificada.
Portanto, se você quer que tudo saia conforme exigem as normas técnicas, escolha um fornecedor confiável e comprometido com a segurança.
Escolha a Instrutoy Brinquedos, a marca referência em playground!