Brincadeiras ao ar livre e em playground trazem inúmeros benefícios para as crianças e, de acordo com uma pesquisa de uma Universidade Irlandesa, adultos saudáveis e ativos tiveram uma infância repleta de brincadeiras. Mesmo sendo um hábito natural e que faz parte da vida infantil, alguns pais não consideram a pratica tão importante. Mas deveriam compreender que as brincadeiras são imprescindíveis, não só para o desenvolvimento infantil, mas, também, para a saúde. Criança que brinca corre menos risco de desenvolver problemas, como a obesidade, por exemplo.
A importância de brincar ao ar livre e em playgrounds
As brincadeiras presentes na infância estimulam a criança a experimentar, descobrir, criar e a conviver com outras crianças, o que, por si só, contribui para que os pequenos adquiram autoconfiança, reflexo e raciocínio. Um espaço onde a criança possa brincar de forma “livre” é o caminho para o desenvolvimento da inteligência, da formação de conceitos, aprendizado perceptivo-motor e para adquirir conhecimentos, com base em suas experiências.
Parques, áreas verdes, quintal ou, até um gramado, são locais onde a criança pode e deve ser estimulada a criar, a brincar com bolas, bambolês, fazer pinturas, pular cordas e aprender músicas. Tais exercícios são alguns exemplos que levam as crianças a desenvolversua imaginação. Brincadeiras assim são importantes para que os pequenos aprendam a trabalhar de forma individual e em conjunto, gastando energia e direcionando suas ações.
Os brinquedos presentes no playground também possuem a sua importância no desenvolvimento infantil. Psicólogos e educadores infantis indicam que os brinquedos presentes no parquinho, como o escorregador, gangorra e balanço, fazem um bem enorme também à saúde dos pequenos, que trabalham a flexibilidade, força e equilíbrio.
O ideal é levar as crianças, diariamente, ao parque ou, pelo menos, três vezes, por semana. No playground, as crianças ganham consciência corporal e aprendem a se equilibrar, se proteger de uma queda e também a fazer novas amizades.
Benefícios adquiridos com brincadeiras na infância
Tanto no playground como ao ar livre, em parques e espaços apropriados, as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento, e trazem inúmeros benefícios, para as crianças, tais como:
- Melhora no comportamento;
- Aprendem a viver em sociedade, respeitar o espaço do outro e a interagir;
- Exercitam o corpo e ganham anticorpos;
- Aumento do desempenho escolar;
- A diversão na infância é necessária.