A situação da pandemia de corona-vírus está melhor no Brasil. No entanto, o isolamento social deve ser mantido, sempre que possível, e o uso de máscara segue sendo obrigatório. Além disso, as aglomerações ainda não são indicadas e isso inclui frequentar buffets e festas infantis.
Mesmo que o número de mortes diárias tenha caído, só no Brasil, todos os dias, mais de 400 pessoas perdem a vida por consequência do Covid-19. Por isso, especialistas apontam que não é hora de descuidar. Afinal, basta uma pessoa infectada em uma festa, para que todas as demais possam contrair a doença. Em festas infantis, o risco acaba sendo ainda maior.
Por que há grande risco de infecções em festas infantis?
O contato direto entre as pessoas ou a simples conversa, sem máscara, é o suficiente para que um infectado transmita a doença para os demais.
Quando as pessoas são adultas, elas até conseguem manter um distanciamento para uma reunião simples. Sem contar que, na maioria das vezes, os adultos tendem a compreender a importância do uso de máscaras, enquanto as crianças acabam esquecendo.
Além delas tirarem as máscaras com frequência, a tendência é que vão brincar, em grupos, aumentando o risco de transmissão. Isso, sem contar que a maioria das crianças é infectada, mas não tem nenhum sintoma.
Assim, pode acontecer de uma das crianças convidadas para a festa infantil ter o vírus e transmitir para as demais. Essas, por sua vez, voltam para casa e, como seguem bem, sem sintoma, acabam transmitindo o coronavírus para os demais familiares.
Dessa forma, uma festa infantil pode resultar em muitas pessoas doentes, ou seja, ainda não é o momento certo para esse tipo de evento.
Alternativas para festas infantis
Quem tem crianças em casa pode estar tendo dificuldade. Afinal, dependendo da idade, elas já esperam pela festa. Assim, se os pais quiserem comemorar sem colocar ninguém em risco, há algumas alternativas:
- Faça a festa em casa, só com as pessoas que moram no lar. Há buffets que estão organizando esse tipo de evento e entregam tudo pronto;
- Caso a criança e a família convivam com vizinhos ou parentes diariamente, é possível considerar convidar essas pessoas. No entanto, use o salão de festas, para manter o distanciamento;
- Garanta que todos fiquem com máscaras, para minimizar as chances de contágio;
- Considere fazer uma festa virtual, mandando entregar um pedaço de bolo, doce e salgados para os parentes e fazendo as crianças interagirem com eles online;
- Contrate uma pessoa que trabalhe fantasiada em festa infantil para que faça uma video-chamada para a criança. Veja qual o tema favorito e combine. Qual pequeno não gostaria de conversar com a Elsa ou com a Supergirl, por exemplo?
Gostou das dicas? Como você está comemorando os aniversários durante a pandemia? Conte pra gente nos comentários!