Você olha a recomendação de idade na hora de comprar os brinquedos para as crianças? Muitas pessoas acham que isso não é importante, mas é. Um dos motivos é que ao saber para qual idade o brinquedo é indicado, você evita de oferecer peças pequenas, para crianças muito novas. Quando isso é feito, há o risco de elas engolirem.
Além disso, ao optar pelo brinquedo indicado para a idade, a criança acaba o aproveitando mais. Afinal, em cada faixa etária a necessidade de aprendizagem é uma e os brinquedos devem, seguir isso.
Agora que você já sabe a importância de ficar atento à faixa de idade na hora de escolher os brinquedos, veja dicas do que é melhor!
Brinquedos para bebês
Os de colo e que engatinham precisam receber estímulos do ambiente em todos os sentidos: olfato, paladar, som, tato e visão. Por isso, nesta etapa os brinquedos devem levar noções de tamanho, forma, som e textura para estimulá-los. É a fase dos bichinhos de banho, bonecos de peças macias e brinquedos com peças grandes e coloridas.
O mesmo vale para os com menores de 18 meses, que precisam de brinquedos vistosos e leves. É importante também oferecer texturas e oferecer item que estimulem os sentidos da visão, da audição e do tato. É a fase de chocalhos, brinquedos com guizo e móbiles, por exemplo.
Já crianças entre 18 e 36 meses precisam de brinquedos que ativem seu movimento corporal como, por exemplo:
- carrinho grande para puxar;
- brinquedos para o ar livre como caixa de areia em playgrounds;
- bolas;
- brinquedos infláveis;
- blocos de tamanhos e formas diferentes;
- jogos e quebra-cabeças simples;
- instrumentos musicais, entre outros.
Crianças de 3 a 6 anos
Gostam e precisam de brinquedos lúdicos, como brinquedos para playground coloridos e que estimulam a criatividade, por exemplo. Também podem ser interessantes:
- lojas em miniatura com dinheiro de brinquedo;
- caixa registradora;
- telefone;
- circos, fazendas, posto de gasolina;
- fantoches, bonecas e casas de boneca, entre outros.
Crianças de 6 a 9 anos
Hora de ajudar no aprendizado, com jogos de tabuleiro, bolinhas de gude e brinquedos de armar. Bonecas, jogos de experiências científicas, carros de corrida, trens elétricos, também são indicados.
Para contribuir com o imaginário, é possível apostar em lápis de cor, argila para modelar, fantasias e casas de boneca. Sem contar a importância dos brinquedos físicos, como bicicletas, pernas de pau e patinetes.
Crianças de 9 a 12 anos
Hora de desenvolver habilidades específicas. Para isso, escolha brinquedos como: jogos de mágica, peças de construção, enigmas e quebra-cabeças.
Na Instrutoy você encontra ótimos brinquedos para playground. Escolha o seu!