Um playground ao ar livre oferece diversos benefícios às crianças. Dentre eles, podemos citar, o aprendizado mais ativo com as brincadeiras, contato com a natureza, promoção dos vínculos sociais, entre muitos outros.
Porém, a maior exposição dos brinquedos às intempéries requer alguns cuidados especiais.
Confira, a seguir, alguns deles!
Tipos de materiais para playground ao ar livre
Existem diversos tipos de materiais usados para confeccionar os playgrounds. Desta forma, é importante entender quais são e como cada um deles se comporta quando expostos aos agentes da natureza:
Playground de Madeira
Precisam contar com tratamento a partir de impermeabilizantes potentes e antifúngicos, além de demandarem manutenção periódica.
Ademais, como a madeira pode soltar farpas, é fundamental uma vigilância constante e rigorosa sobre o brinquedo, visto que a maior exposição ao sol pode aumentar o risco disso ocorrer.
Playground de Ferro
São bastante resistentes, porém, sofrem facilmente degradações como ferrugens. Por isso, requerem cuidados mais frequentes na manutenção, a fim de garantir o funcionamento de acordo com as Normas da ABNT.
Playground de Plástico
Esta é uma ótima opção de playground ao ar livre, pois o material apresenta fácil e prática manutenção.
O importante neste caso é procurar por fornecedores confiáveis, que possuam produtos de qualidade e com proteção UV, para evitar o desbotamento das peças expostas ao sol.
E qual piso escolher para o playground ao ar livre?
Para esta consideração, vamos separar os tipos em 3 categorias.
- Grama natural e sintética
A grama natural é bastante utilizada, mas sofre bastante desgaste com o passar do tempo e requer um bom sistema de drenagem e irrigação.
Já a grama sintética, consegue entregar o visual semelhante ao do gramado natural, mas conta com a vantagem de ser mais estável aos raios solares e tem uma vida útil maior;
- Areia, serragem, lascas de madeira ou lascas de borracha
São as opções mais baratas do mercado, mas para prevenir impactos é necessário uma camada de, no mínimo 30cm, por toda a extensão do espaço.
É importante ressaltar que materiais perfuro cortantes, assim como excreção de animais podem ser facilmente enterrados nesse tipo de superfície, gerando inúmeros e graves riscos;
- Pisos emborrachados
Os pisos emborrachados são, com certeza, a opção mais assertiva dentre as citadas. Isto porque, tem fácil aplicação e manutenção, é anti térmica, antiderrapante e possui proteção UV, entre diversos outros pontos positivos.
Cuidados importantes para preservação do playground
Um dos primeiros cuidados é estabelecer regras de uso, como por exemplo, evitar o uso de calçados e não se alimentar dentro do brinquedo.
Também é interessante contar com a supervisão de um adulto durante o período em que o playground estiver sendo utilizado, tanto para auxiliar as crianças, quanto para garantir que as regras estejam sendo seguidas.