Muitas pessoas acreditam que as crianças já nascem sabendo usar os dispositivos tecnológicos. Afinal, é comum ver pequenos com tablet e celular nas mãos, mas isso não é saudável!
Embora eles possuam facilidade em usar um computador ou smartphone, a exposição à tela, desde pequenos, é uma inimiga da saúde. Ela pode prejudicar o sono, aumentar as chances da criança se tornar sedentária e consequentemente obesa, pode prejudicar o aprendizado e até causar problemas de visão.
Além disso, há indícios de que a exposição à tela desde muito novo pode prejudicar a sociabilização e resultar em adultos mais ansiosos. Você não quer que seu filho passe por isso, não é? Veja dicas de como tirá-lo da frente do celular!
Estabeleça horários para o uso de equipamentos com telas
A primeira coisa que você vai precisar fazer é estabelecer horário e, claro, trabalhar para cumpri-lo. A exposição recomendada para criança com menos de dois anos é de zero minuto.
Nessa fase, o bebê precisa ser estimulado e isso acontece da melhor forma com outras pessoas. Assim, a tela deve ser evitada. A pessoa que cuida da criança deverá interagir e estimular o seu desenvolvimento, longe, até mesmo, da TV.
Crianças que já completaram dois anos e têm até cinco, podem ficar uma hora por dia na frente de uma tela, seja para jogar videogame ou assistir TV. O restante deve ser brincando e aprendendo. Acima de cinco anos o indicado é de até 2 horas por dia.
Comece estabelecendo horário para que isso aconteça. O restante do tempo deve ser de atividade.
Leve a criança para o playground
Muitas vezes, os pequenos ficam assistindo TV por falta de coisa mais interessante para fazer. Cabe a você ofertar novas distrações.
Uma delas é o playground, que ajuda a criança a gastar energia, conhecer outras pessoas da idade dela, a viver em sociedade, se divertir e desenvolver a musculatura e a imaginação. Seja na praça ou no condomínio, saia para ir a um playground.
Andar de bicicleta
Outra atividade interessante é pedalar. Aproveite algumas horas da semana para ensinar a criança a andar de bicicleta. Ela vai adorar!
Pracinhas, clubes e até espaços de diversão do próprio condomínio podem ser usados para isso.
Leia para uma criança
Está chovendo e não tem um playground interno a fácil acesso? Aproveite para ler. Dê opções de livros infantis e leia para as crianças. Elas adoram a interação, aprendem e deixam a imaginação fluir. Tente!
Temos ótimos brinquedos de playground para que você possa ter um em casa. Faça um orçamento!